Mobilidade Outgoing - Graduação
O aluno estabelece contato diretamente com a instituição estrangeira, faz todo o procedimento de inscrição, providencia a documentação necessária e fica responsável por todo o custo financeiro, desde eventuais taxas até gastos com passagem aérea, moradia, alimentação, etc. Nesse caso, não há nenhuma interferência por parte da CCNInt-FOB, sendo necessário apenas o registro da mobilidade no Mundus. A duração e período do intercâmbio ficam a critério do aluno e da instituição exterior.
Anualmente são lançados alguns editais pela AUCANI com bolsas para mobilidade em instituições conveniadas com a FOB. Nesse caso, o aluno deve se inscrever no edital e, caso aprovado, o contato com a instituição exterior é feita através da CCNInt-FOB. Além disso, o aluno receberá o valor da bolsa para custeio total ou parcial das despesas. A duração do intercâmbio está prevista no edital da AUCANI, e o período é decidido de acordo com a disponibilidade da instituição exterior.
Atualmente a FOB possui apenas um convênio de Duplo Diploma com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. O processo seletivo é feito através de edital da unidade.
O Bolsa Empreendedorismo é um programa da Auspin (Agência USP de Inovação) que concede bolsas a estudantes de graduação da USP para realizar intercâmbios internacionais em projetos de empreendedorismo e inovação, promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto social positivo. Para saber mais, consulte o link.
A Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) destina-se a apoiar a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração, por bolsistas FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado Direto, Doutorado e Pós-Doutorado. As propostas devem demonstrar que o estágio de pesquisa no exterior trará substancial contribuição para a pesquisa que o bolsista desenvolve no Brasil, objeto da Bolsa no País. As solicitações de BEPE devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). Para saber mais, consulte o site.
A mobilidade no exterior é uma excelente oportunidade de vivência acadêmica, cultural e social, porém alguns aspectos devem ser levados em conta para essa decisão:
- No caso de mobilidade em período de aulas na FOB, as faltas não serão compensadas, o que pode adiar a formação por um semestre ou um ano.
- As disciplinas cursadas no exterior não substituem as disciplinas da FOB. Elas constarão no currículo, porém somente no Duplo Diploma ocorre a equivalência das disciplinas.
- Apesar de a AUCANI oferecer bolsas, pode ser necessário custear parte dos gastos por conta própria, a depender do país de destino, duração da mobilidade e outros fatores.
- A CCNInt auxilia no contato com as instituições e fornece orientações, porém é obrigação do aluno providenciar passaporte, visto, seguro-saúde, certificado de proficiência de idioma, etc.
- No caso de intercâmbio para instituições que não possuem convênio com a USP, pode ser necessário pagar taxas (tuition fee, taxa de bancada, etc) na instituição de destino, que deverão ser custeadas pelo estudante.