Instruções gerais para intercâmbio através de editais
- Primeiramente, o aluno deve se inscrever nos editais, caso cumpra todos os requisitos e aguardar pelo resultado. Na maioria das vezes, os editais AUCANI possuem os mesmos requisitos: estar regularmente matriculado em curso de graduação da USP e não ter dependência(s) conceituada(s) como RN, RA e RF em disciplinas obrigatórias do seu curso atual que não tenham sido novamente cursadas com conceito final de aprovação até o momento da indicação; ter concluído ao menos 40% do total dos créditos necessários para a conclusão do curso e o período de 04 semestres (ou seja, alunos do primeiro e segundo ano não podem se inscrever); ter Média Normalizada por Turma igual ou superior a 5; ter comprovado nível de conhecimento da língua estrangeira equivalente ou superior ao mínimo exigido pela IES estrangeira.
- Caso aprovado, a CCNInt-FOB fará a nomeação (indicação) do aluno para a IES de interesse. Cabe a ela aceitar ou não o aluno. Caso seja aceito, o aluno deverá providenciar a documentação exigida pela instituição. A CCNInt auxilia nesse processo. Cada instituição possui seus próprios requisitos para inscrição, portanto é interessante que o aluno consulte previamente o site da IES para providenciar a documentação necessária. O mesmo vale para requisitos de proficiência no idioma: cada instituição tem seu critério de exigência.
- Após envio da documentação e acerto de datas, a IES emitirá a carta de aceite. Esse documento pode ser necessário para a emissão do visto e contratação do seguro-saúde. A instituição deverá enviar também um plano de atividades para o período da mobilidade, que deve ser aprovado pela CG.
- A CCNInt-FOB faz a regularização do aluno no Mundus e no Juno, e envia o Termo de Outorga para assinatura do aluno. Esse documento é necessário para o recebimento da bolsa. IMPORTANTE: o aluno não pode ter outra bolsa paga pela FOB (exceto auxílios de natureza socioeconômica), pois o sistema não permite concomitância de bolsas. Caso o aluno receba uma bolsa de iniciação científica, por exemplo, ele deverá cancelá-la antes do recebimento da bolsa do intercâmbio. Não é possível suspender temporariamente, apenas cancelar, portanto cabe ao aluno tomar a decisão de sua preferência.
- O aluno deve providenciar a documentação necessária para a viagem e a passagem aérea.
- Após chegar à IES de destino, o aluno terá até 30 dias para anexar o Certificado de Chegada no Mundus. O modelo é enviado para o email do aluno após anexar o Termo de Outorga no Mundus; caso não receba, contate a CCNInt-FOB.
- Após retorno ao Brasil, o aluno terá até 90 dias para anexar no Mundus o Relatório de Intercâmbio (modelo enviado para o email após anexar o Certificado de Chegada) e o Histórico Escolar ou documento equivalente assinado pela IES estrangeira. Considerando que muitas vezes não há matrícula formal em disciplinas, solicitamos à instituição que elabore um documento relatando as atividades realizadas pelo aluno e o desempenho do mesmo.
- Essa documentação é obrigatória para a prestação de contas referente à bolsa recebida da USP. Caso não siga essas e outras regras descritas nos editais da AUCANI, pode ser necessária a devolução parcial ou total da bolsa.
- Para informações referentes aos créditos e outros assuntos relacionados, contate a Seção de Graduação da FOB.